quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Unid IV Ativ 1

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias


O uso das tecnologias dentro da escola ainda esta muito distante da nossa realidade, isso porque o aluno acha que aprende mais e melhor na internet, no computador. A internet é uma forma de aprendizagem mais rápida e prazerosa para o aluno. O professor de hoje deve ser capacitado para que possa preparar suas aulas com novas linguagens, já que muitas vezes o quadro negro é substituído pela tela do computador. A mera reprodução de conteúdos não tem mais espaço na educação e nem no mercado de trabalho atual.
A tecnologia da informática deverá ser instrumento para desenvolver competências nos alunos, de forma que os conteúdos trabalhados na escola sejam mais significativos socialmente e provoquem mudanças individuais e coletivas. È fundamental que o professor reflita sobre essa realidade, repensando sua pratica para que possa fornecer as ferramentas motivadoras ao aluno dessa forma ajudá-lo a construir conhecimentos.
Os recursos tecnológicos em sala de aula oferecem uma grande contribuição para a aprendizagem dos alunos e para o professor ensinar com a realidade que o próprio aluno vive fora da escola. Por isso, acho que o desafio maior é a qualificação dos profissionais da educação quanto ao uso das tecnologias que já fazem parte da nossa vida, portanto a escola deve preparar os nossos alunos e professores para lidar com essa grande transformação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário