quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Unid.2 Ativ.1

O que é Hipertexto

É um conjunto de informações na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas. O hipertexto possui um elemento novo que é a simultaneidade da produção e da circulação do mesmo. Essa estrutura é veloz e a amplitude supera de forma qualitativa e quantitativa o fenômeno de transmissão oral. O hipertexto é ilimitado, porém isso não corresponde a uma infinidade de linguagens disponíveis na tela do computador, mas a uma construção de vários significados para cada sentido que as contornam.
O termo hipertexto exprime a idéia de escrita e leitura não linear, em um sistema de informática. Tecnicamente, um hipertexto è um conjunto de dados ligados entre si por conexão, que podem ser palavras, imagens, gráficos, seqüências sonoras e etc.
O hipertexto pela sua natureza afeta não só a maneira como lemos possibilitando múltiplas entradas e múltiplas formas de prosseguir, mas também afeta o modo como escrevemos, proporcionando a distribuição da inteligência e cognição. De um lado, a fronteira entre leitor e escritor, tornando-os parte do mesmo processo fazendo com que a escrita seja uma tarefa menos individual para se tornar uma atividade mais coletiva e colaborativa. O poder e autoridade ficam distribuídos pelas imensas redes digitais, facilitando a construção social do conhecimento.
Observa-se a importância do hipertexto para a representação de informações por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão, permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, muitas vezes armazenados em locais distantes, criando assim uma característica própria de leitura da informação que após um curto processo de adaptação passa a ser intuitivo para o usuário.
O hipertexto possibilita ainda rever a questão mais ampla do papel da escola no letramento e a função do computador no ensino sobre sua presença no domínio das atividades escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário